
PROJETOS
As ações desenvolvidas pelo Instituto Favela da Paz tem como objetivo promover sustentabilidade, cultura e educação na comunidade. Os cursos e atividades proporcionam um impacto significativo no desenvolvimento humano, social e ambiental da região, valorizando tradições culturais e contribuindo diretamente na promoção do bem-estar e na redução das desigualdades.
A Caixa de Saberes é uma iniciativa cultural do Instituto Favela da Paz, patrocinada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal, que foca em ações de valorização de saberes coletivos e práticas comunitárias por meio de oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e intercâmbios de experiências nos territórios periféricos.

Patrocínio


Periferia Sustentável

A Periferia Sustentável promove o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a disseminação de conhecimento sobre energias renováveis e permacultura urbana.
Imagine uma quebrada que, através de um laboratório ensina como produzir o próprio gás de cozinha, criar o próprio fertilizante de plantas e até instalar painéis de energia solar em casa. A Periferia Sustentável mostra outra visão do consumo consciente, a visão periférica e ancestral. Seu foco é a implementação de sistemas de geração e distribuição de energias renováveis nas comunidades de São Paulo e do Brasil, equilibrando a tecnologia, o ser humano e a natureza.
VegeArte

O VegeArte surge para mobilizar os moradores a adotarem práticas alimentares saudáveis e conhecerem a cultura da gastronomia vegetariana.
O projeto VegeArte traz aulas de culinária vegetariana para crianças e adultos, visando promover uma cultura alimentar sustentável. O objetivo é trabalhar a gastronomia como uma ferramenta educacional e convidar a comunidade para que, juntos, os moradores possam cozinhar e descobrir na prática o sabor e a importância de cada alimento. Nas oficinas, a culinária é apresentada como um elemento cultural e artístico presente no cotidiano dos moradores da comunidade.
Os Pequeninos da 2

Os Pequeninos da 2: música, infância e transformação social.
A iniciativa nasceu do desejo espontâneo de crianças da comunidade do Jardim Nakamura de tocar percussão — e se transformou em um potente projeto de musicalização infantil e formação cidadã. No projeto, música é ferramenta e linguagem. Cada ensaio se transforma em espaço de escuta, disciplina, afeto e criação coletiva. Os Pequeninos da 2 são um dos muitos braços que articulam arte, território e transformação. Muito além das aulas, Os Pequeninos já se apresentaram em praças, eventos comunitários e até no Theatro Municipal de São Paulo.
Samba da 2

O Samba na 2 surgiu como uma forma de atrair mais membros do bairro para a cantoria despretensiosa, mas alegre de fim de semana.
O samba, inclusive, foi a primeira ferramenta de transformação do distrito do Jardim Ângela que, há 20 anos, já foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o mais perigoso do mundo. A música é a ponte entre a população e todos os outros projetos do Instituto Favela da Paz. O culto ao samba que acontece no Jardim Nakamura faz com que as crianças cresçam em um ambiente de paz, muito diferente do passado, e também possibilita que os futuros adultos não desviem do bom caminho.
Sexta Musical
A Sexta Musical é um evento mensal que reúne músicos, artistas e compositores da periferia para um espaço de encontros e expressão artística.
O objetivo é criar um espaço de encontro e expressão artística, fortalecendo a cena cultural local e promovendo a troca de experiências entre os participantes. O evento é voltado para a comunidade local e tem como principal objetivo fortalecer a cena artística e cultural da periferia, proporcionando visibilidade aos talentos locais e incentivando a produção cultural independente. Fomentar a cultura como ferramenta de transformação social, promovendo o acesso à arte e à música como direitos fundamentais.

Bem me Quero

Bem me Quero oferece atendimentos psicológicos e palestras sobre saúde mental e emocional para a comunidade.
A iniciativa promove ações e vivências terapêuticas que tem como objetivo promover a autoconfiança, a autoestima e o empoderamento das mulheres na comunidade. Além disso os encontros visam melhorar a qualidade de vida, pois as ações têm como foco criar um espaço de cuidado e prevenção, fortalecendo os laços comunitários.